O município de Riacho de Santo Antônio, no cariri paraibano, bateu a meta da vacinação contra a gripe determinada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. Segundo Juracy Silva, Coordenadora do PNI, Programa Nacional de Imunização, no município, Riacho de Santo Antônio fechou a campanha com homogeneidade de grupos. “Conseguimos bater a meta na cobertura total e ainda por grupos de risco, público-alvo da campanha”, comemorou.
Para bater a meta o auxílio da Vacinadora do Município, Selyvânia Andrade e também da Própria Juracy Silva, que também é vacinadora, além da contribuição dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foi de fundamental importância.

O Prefeito OFILA em conversa com nossa reportagem acerca desta matéria, “Eu acho que a saúde começa com a prevenção. Então, é de extrema importância a ideia de trazer a campanha mais próximo das pessoas, conscientizando-as da importância se se vacinarem, ”, disse.
Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o grupo prioritário da campanha foram pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto).
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também puderam se vacinar, levando a prescrição médica.
Redação Blog do Jucélio
Discussion about this post