Com o registro de maior volume de chuvas dos últimos 30 anos na cidade de João Pessoa, a população vem sofrendo com o caos provocado pelas águas pluviais e com desalojamentos de famílias, deslizamentos de barreiras e buracos abertos em várias vias que cortam a cidade.
O bairro mais atingido é de São José, onde uma barreira cedeu mais uma vez para o lado da BR-230 e interditou o tráfego na região, o que provocou longos engarrafamentos na parte da manhã.
Os motoristas foram orientados a seguirem por outras rotas divulgadas pela Semob de João Pessoa.
“Tivemos que interditá-la para remover os materiais que desceram com o barro para poder liberar a BR junto com a Polícia Rodoviária Federal. Estamos ainda tentando desobstruir uma parte da avenida Beira Rio, mas a Defesa Civil está em alerta e, graças a Deus, apesar desse volume todo de água, não tivemos nenhum óbito.
Temos algumas famílias desalojadas e outras desabrigadas, porque houve a necessidade de retirá-las e fazer a demolição das casas”, informou Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil de João Pessoa.

As famílias desabrigadas estão sendo assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa.
Elas estão sendo abrigadas em espaços públicos da Prefeitura, entre eles escolas e associações de bairros, recebendo colchões, cobertores e alimentação fornecida pela administração municipal.
Um novo alerta de risco potencial por conta do grande volume de chuvas foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta segunda-feira (17) para 87 cidades da Paraíba, incluindo João Pessoa e Campina Grande.
Somente na Capital, o volume já ultrapassou a marca de 500 milímetros de chuvas recebidas nos últimos quatro dias.
FONTE: Redação BLOG DO JUCÉLIO com Informações do Paraíba Debate
Discussion about this post