Hospitais estão perto do colapso na PB e há risco de retrocesso na flexibilização

Secretário de Saúde da Paraíba alerta que, se todas as precauções forem respeitadas, a flexibilização não será prejudicada

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse neste sábado (5) que as medidas de flexibilização adotadas para a economia durante a pandemia poderão ter retrocesso se houver colapso na rede hospitalar do estado. O Sertão da Paraíba já está com 90% dos leitos ocupados e há alguns hospitais da região que chegaram a 100% de ocupação.

Em coletiva de imprensa conjunta com órgãos de João Pessoa e do Estado, Medeiros descreveu a situação como “preocupante” e pediu que a população seja vigilante, respeitando as regras de distanciamento social, lavando sempre as mãos ou as higienizando com álcool em gel, usando máscaras e denunciando, através de números como o 190, aglomerações.

Ele explicou que o Estado faz ampliação da rede de leitos a cada vez que houver necessidade, como determina o plano de contingência estabelecido desde o início da pandemia. Nessa sexta, o Hospital de Clínicas de Campina Grande teve abertos mais 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI adulto) e 25 de enfermaria. A unidade recebeu 12 pacientes com sintomas de Covid-19 em 24 horas.

O secretário alerta que, se todas as precauções forem respeitadas, a flexibilização não será prejudicada, e lembrou que a Paraíba é um dos estados do Brasil que está conduzindo melhor a pandemia. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até este sábado (5), a Paraíba tinha 148.003 casos de coronavírus confirmados, com 3.339 mortes. Outros dez casos suspeitos de reinfecção são investigados no estado.

Portal Correio PB

 

Relacionados Posts

Discussion about this post

Últimas do Blog